Publicado em Cotidiano

Como ser mais prático(a) – Dicas que funcionam!

Olá pessoal!

Lembram do post sobre como parar de perder tempo? Pois então, nele eu prometi dar alguns ideias de como facilitar sua vida e colocar aquelas dicas em práticas de uma vez por todas!

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Foto: Post-it
  • Primeira dica: Planejamento!

               Dedique um tempo a sua lista de afazeres, o que eu costumo fazer é organizar meus afazeres por tópico, por exemplo: pessoal, trabalho, blog, saúde, etc. Dessa maneira você conseguirá ter um panorama das suas necessidades. E a partir disso, você pode elencar essas atividades por prioridade, as atividades com prazos mais curtos devem estar no topo da sua lista. Assim, você não perderá tempo fazendo coisas que podem ser feitas depois e nem ficará nervoso quando temos que encaixar atividades novas que você não estava esperando. Você pode fazer isso no domingo a noite para começar sua semana a todo vapor!

Todoist Gerenciador de Tarefas
Foto: Mmogames
  • Segunda dica: Não tenha medo!

         Faça o que menos quer fazer primeiro, sabe aquele e-mail chato que você sempre deixa de lado e acaba esquecendo? Pois é, comece por ele! A sensação de conseguir fazer algo que te assusta ou te chateia vai te dar ainda mais animo para finalizar qualquer coisa! Além disso, isso te ajuda a não deixar nada para última hora, porque acredite, os imprevistos acontecem quando você menos precisa deles. Então, por exemplo, se você precisa entregar algo na sexta, comece a fazer na segunda, assim você terá tempo para revisar, acrescentar algo, pedir opinião de alguém, e ficará mais tranquilo.

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Foto: Tendências a parte
  • Terceira dica: Flexibilidade!

Encaixe uma atividade na outra, se você precisa ir ao banco e ele fica perto da farmácia, e você também precisa comprar um medicamento, por que não deixar para fazer essas coisas no mesmo dia? Isso vai otimizar seu tempo e ainda economizar combustível ou vale transporte.

  • Quarta dica: Agendas e Post-it!

           Eu particularmente adoro tudo isso!!!! Muito mesmo, sou a doida das agendas e post-it!!!! No final do ano já fico muito feliz só de pensar em qual agenda terei no ano seguinte, louca né? Mas elas são fundamentais se você quiser manter a calma até o próximo Natal! Vai por mim!

             Bom, a organização para mim, começa nas listas, porque nelas você coloca tudo o que tem para fazer e tem uma visão geral. O próximo passo é elencar essas atividades em prioridades, e é aí que entram as agendas e lousas, porque nelas você pode se organizar por dia, semana ou mês, ou tudo isso junto.

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Foto: pudding.com.br

              Toda agenda vem com a sessão mensal e a página de anotações, geralmente eles são pequenas, então eu costumo anotar ali os afazeres com uma palavra chave, por exemplo, endocrino, aí na página do dia, eu explico o endereço, horário, etc. Porque dessa maneira, você conseguirá visualizar suas atividades do mês e se ajustar aos seus compromissos. Se você tiver uma lousa grande, você conseguirá colocar a programação da semana nela, mas se ela for pequena, coloque as atividades do dia e vá mudando, assim você não se perde. E se você não for fã de agendas, você pode usar a agenda do outlook.com, ela é fácil de usar, e você pode acessá-la em qualquer lugar usando o aplicativo no celular.

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Foto: pudding.com.br

         Você ainda pode usar sua lousa para motivá-la, por exemplo escrevendo: Academia!! Assim, toda vez que você olhar para ela, vai lembrar disso e se sentir culpado até colocar em prática.

          Eu não gosto muito de planners, porque geralmente eles são grandes, não cabem na bolsa e eu teria que deixa-los em casa, o que não é funcional uma vez que os planos tem que ser de fácil acesso e estar junto de você a qualquer momento. O planner também pode ser diário, mas assim é preciso imprimir várias páginas, todos os dias e ficar com folhas soltas, o que aumenta a probabilidade de perder as folhas aumenta, e pior é um gasto absurdo de papel, enquanto as agendas são compactas e frente e verso. Dessa maneira, eu te recomendo a, se não encontrar uma agenda que cumpra suas necessidades, fazer um planner personalizado para você (eu vou deixar um modelo que eu criei aqui embaixo de como seria um bom na minha opinião) imprimir e encadernar, para poder levá-lo com você.

  • Quinta dica: Se conheça e determine prazos!

               Você já se pegou fazendo uma atividade que na sua cabeça demoraria vinte minutos, durante 2 horas? Pois é, você, eu e 95% da população fazem isso. Isso porque nos distraímos muito fácil. Existem estudos que indicam que os seres humanos tendem a perder o foco rapidamente em atividades, o problema é que nosso cérebro demora muito mais tempo para retomar o ponto que estávamos antes de nos distrair, ou seja, nosso cérebro leva pouquíssimo tempo para se distrair e tempo considerável para voltar a se concentrar. Pois bem, a dica é: determine um prazo para você finalizar aquela atividade. Por exemplo, você tem que responder seu se-mails, e você sabe que levará mais ou menos 30 minutos para fazer isso, pois então, esse é o tempo que você tem, coloque o celular para despertar, e passado esse tempo, parta para outra atividade. Simples assim, porque dessa maneira, você treina seu cérebro a não perder tempo com outras coisas durante atividade, como por exemplo, ver um vídeo no youtube, ou dar aquela espiada no celular. O que além de te fazer perder a concentração no que está fazendo, ainda pode te causar problemas, porque você pode enviar um e-mail para pessoa errada, esquecer alguma informação importante de uma apresentação, ou ainda deixar de aprender algo novo que poderia ser muito útil para você.

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Foto: Cmade
  • Sexta dica: Risque atividades!

              Não existe sensação melhor do que riscar atividades cumpridas da lista, é muito gostosa a sensação de dever cumprido!!!! Então vá riscando o que você já foi conseguindo fazer e se sinta feliz e orgulhoso por isso, afinal a felicidade é feita de pequenas conquistas e momentos diários!

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Foto: Elhombre
  • Sétima dica: Faça uma coisa de cada vez!

        Não adianta você fazer algo pensando na próxima afazer. Além de se auto desconcentrar, você ainda vai ficar nervosa por não terminar uma coisa nem outra, ou por fazer tudo pela metade. Então foca em uma coisa de cada vez que você vai ver como vai terminar muito mais rápido.

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Foto: livreeorganizada.com

             Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar a ser muito mais eficiente e satisfeito(a) consigo mesmo(a)!

Obrigada pela visita.

Beijão e até logo!

Marcella

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Autor:

Ola, sou Marcella, tenho 25 anos, formada em química pela UFSCar e em técnica de alimentos pela Etec Rubens de Farias. Adoro fotografia, viagens, leitura, inovação, tecnologia, e acima disso tudo, Química, seja na cozinha, no cabelo, em produtos, enfim, a química está em tudo! A fé em Deus é o sentimento mais bonito que existe em mim e espero que o conteúdo do blog possa somar em sua vida ;) Obrigada por sua visita, volte sempre!

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