Publicado em Química na cozinha

Tudo sobre a Fermentação Acética!

Olá pessoal!

               Como é possível perceber pela imagem abaixo, o assunto de hoje será sobre o vinagre! Mais do que isso, será sobre como essa bebida tão popular é produzida. Vamos começar a partir de hoje, uma série curta de posts sobre o processo de fermentação, que se trata do modo em que microrganismos anaeróbios encontram de conseguir energia quando não existe oxigênio disponível. Isso significa que, através da fermentação é possível produzir diversos produtos, como pães, vinhos, cerveja, iogurtes e o ator principal desse post, o vinagre!

 

e064397e6d1bdcb6b64b78e3126e60a3
Imagem: Pinterest

           

             No caso do vinagre, o tipo de fermentação envolvida é a acética, mas ela só leva essa denominação pelas características do produto final, mas esse processo é na verdade uma oxidação. Ficou intrigado(a)? Então continue lendo!

7fa82ea7f4cb30efc5e0c82d8bb6d28c
Imagem: Pinterest

                  A primeira etapa desse tipo de fermentação consiste na fermentação de frutas, é exatamente o mesmo processo que acontece com o vinho. Falando nisso, você sabia que tanto o vinho quanto o vinagre, podem ser preparados com qualquer fruta, a diferença é que a composição química da uva permite uma fermentação mais eficiente do que com outras frutas, e melhor, sem adição de açúcares ou enzimas, mas isso é assunto para outro post.

cc3458511aee803aa81ce7607837b3b6
Imagem: Pinterest

            O processo de fermentação é realizado por leveduras, que produzem energia através da quebra da glicose, como pode ser visualizado no esquema abaixo, ácido pirúvico é um produto dessa quebra, este é transformado em etanol e CO2. Esse processo pode ser aplicado na fabricação de pães, bebidas alcoólicas e combustíveis (em pequena escala). A reação química desse tipo de fermentação é a seguinte:

2
Imagem: Só Biologia

             Você deve estar pensando, mas o que isso tem a ver com o vinagre? Tudo! É que essa reação acontece em duas fases, na primeira, é produzido CO2 e ácido pirúvico, que é reduzido pelo hidrogênio, e em uma segunda fase, cada molécula de ácido pirúvico dá origem a um álcool (etanol) e energia. Como o hidrogênio está no ambiente, impedir a produção do álcool é praticamente impossível. Porém a última etapa consiste na oxidação do etanol em ácido acético pela ação das bactérias acéticas do gênero Acetobacter e Gluconobacter, dando origem ao vinagre.

           Muitas pessoas acham que o vinagre e o limão equivalem, mas eles são compostos completamente diferentes, enquanto o vinagre é composto por ácido acético, o limão é natural, cheio de vitaminas e ácido cítrico, o que os diferencia em sabor e propriedades nutricionais. Mas não menospreze o poder do vinagre, ele pode ser usado em muitas preparações, como por exemplo, para preparar aquela cebola caramelizada que acompanha muito bem um filé, ou ainda, uma calda agridoce usada para marinar pêras, em doces ou salgados, o vinagre surpreende em sabor!

9aad0d8c9afddc4609272777601ce909
Imagem: Pinterest

                E como somos um blog globalizado, vou indicar a vocês uma leitura interessante sobre as possíveis aplicações do vinagre no dia a dia, vocês podem conferir através desse link: http://www.soymamablog.com/mis-26-usos-para-el-vinagre.html. Trata-se de um blog Mexicano.

vinagre-abre
Imagem: Portal Centenário

                    Só mais uma curiosidade, para finalizar, é assim que o vinha vira vinagre quando o deixamos exposto ao oxigênio na presença de bactérias acéticas. Pasteur descobriu esse processo, após discordar da teoria de Lavoisier que afirmava que essa transformação era unicamente química, no entanto Pasteur comprovou a necessidade da ação de bactérias em presença de oxigênio, deem uma olhada na reação química:

3
Imagem: Marcella Andreoli Coser

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado e fiquem ligados no próximo post!

Obrigada pela visita, até mais!

Beijos,

Cella

Anúncios

Autor:

Ola, sou Marcella, tenho 25 anos, formada em química pela UFSCar e em técnica de alimentos pela Etec Rubens de Farias. Adoro fotografia, viagens, leitura, inovação, tecnologia, e acima disso tudo, Química, seja na cozinha, no cabelo, em produtos, enfim, a química está em tudo! A fé em Deus é o sentimento mais bonito que existe em mim e espero que o conteúdo do blog possa somar em sua vida ;) Obrigada por sua visita, volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s